Friday, September 5, 2008

Roland Garros - Um dia de Guga.





Esta foi um de nossos últimos passeios em Paris, quase no finalzinho da tarde do sábado, dia anterior a nossa partida para Bruxelas. Nossa próxima parada. Pegamos o metro e a distância que parecia grande ficou pequena. Logo que saltamos da estação identificamos as placas que indicavam o caminho e chegamos sem problemas.
Para nossa sorte, chegamos no horário da última visita, tanto ao museu de Henry Lacoste como da visita as instalações e quadra central do complexo esportivo.
Começamos a nossa visita pelo museu de Lacoste. Veja como nasceu a história de uma das marcas mais famosas do mundo e de um dos locais mais badalados do cenário esportivo.

O Torneio de Roland-Garros (Internationaux de France, French Open ou Aberto da França) é um torneio de tênis realizado em Paris, na França. Tem seu nome em homenagem a Roland Garros, jogador de tênis francês e pioneiro da aviação.
Com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o US Open, o torneio de Roland Garros compõe os quatro torneios do Grand Slam de tênis. É disputado em quadra de saibro, em melhor de cinco sets para os homens e 3 sets para as damas. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser "aberto", permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais.
O campeonato foi disputado no Stade français em 1925 e 1927, no Racing Club de France em 1926, e tem sido realizado no estádio de Roland-Garros desde 1928. Antes de 1925, o torneio dos homens era reservado exclusivamente aos membros de clubes franceses de tênis, assim como o das damas antes de 1920.

Esta superfície, lenta, e a ausência de tie-break no último set podem levar a partidas com duração de várias horas e com escores bastante elevados, como o da partida entre os franceses Fabrice Santoro e Arnaud Clément, disputada dia25 de maio de 2004, que durou 6 horas e 22 minutos, com um resultado de 16/14 no 5º set.

No comments: