Monday, September 8, 2008

Antuérpia - Em cada canto da cidade, uma virgem observa a tudo e a todos atentamente.






Uma característica muito semelhante com Notre Dame e San Chapelle, foram os vitrais no alto da igreja que arrebatavam a atenção dos passantes forçando o olhar de cada um deles para cima. E foi nesta condição que quando nós saímos da igreja e retornamos a nossa caminhada, tivemos a oportunidade de apreciar várias imagens da virgem colocada nas sacadas dos prédios, incorporadas a construção.
Sim, passamos por várias sacadas e a impressão é que a cidade é uma fortaleza de fé e proteção celestial.
Em seus cantos, em seus pontos cardeais, lá se encontra um símbolo da devoção católica como se demarcasse para os possíveis perigos externos que ela estava protegida pela presença de Deus.

É uma cidade rica em pequenos detalhes, que você vai percebendo aqui e ali quando anda pelas ruas de forma vagarosa. É uma cidade que provoca a sua atenção não pelos grandes monumentos mais sim pelos mais simples que podem inclusive ser uma porta ou portão, uma janela ou janelão.
E assim fomos andando pelas ruas, reencontrando atrações de Bruxelas como os 4 músicos que estavam lá em Antuérpia.

O que chamou a atenção nesta igreja foram as obras em madeira. Várias e espalhadas por corredores e salas. Têm uma bancada com várias imagens de virgens que juntas confundem um pouco a nossa percepção. Lembra muito aquele banco onde os representantes do clero se postavam para algum tipo de julgamento.

Encerramos o nosso city tour passando por uma fábrica de diamantes. Trabalho interessante que produz jóias maravilhosas. Não dá nem para falar em cifras, pois elas são astronômicas. Saímos, fomos a um shopping para ver algumas lojas e acabamos comprando um macaquinho da kiplin para a Bruna.

Tomamos o ônibus de volta e nos dirigimos para nossa última noite em Bruxelas.
Amanheceu, dia claro. Saímos cedo para pegar nosso trem. Estação complicadinha para achar o ponto de embarque. Como sempre, Cristina, super Cristina, rapidamente identificou o local e ficamos esperando para seguir viagem, rumo a Amsterdã.

No comments: