Thursday, September 4, 2008

Panthéon





Em 1744, sofrendo de uma doença considerada grave, Luís XV de França fez o voto de criar uma igreja em honra de Santa Genoveva, caso sobrevivesse. Restabelecido, encarregou o marquês de Marigny, director geral dos edifícios reais, de erigir uma igreja no local da antiga abadia de santa Genoveva, então em ruínas. Em 1755, o marquês de Marigny confiou a responsabilidade do projeto ao arquiteto Jacques-Germain Soufflot.
As fundações começaram a ser escavadas em 1758, mas, devido a dificuldades financeiras e à morte de Soufflot em 1780, a sua construção foi retardada. Foi finalmente retomada por um associado de Soufflot, Jean-Baptiste Rondelet, em 1791. A Assembleia Nacional decidiu, entretanto, que o edifício deveria servir de necrópole para as mais grandiosas individualidades de França. O edifício foi modificado neste sentido, e o frontão contém a seguinte inscrição: « Aux grands hommes, la patrie reconnaissante. » - aos grandes homens, a pátria reconhecida.
Em 1851, o astrónomo Jean Bernard Léon Foucault realizou aí uma experiência científica destinada a provar que a Terra roda em torno de um eixo (pêndulo de Foucault).
A 21 de Maio de 1981, a tomada de posse do septenato de François Mitterrand foi marcada por uma cerimônia no Panteão durante a qual prestou homenagem a Jean Jaurès, Jean Moulin e Victor Schœlcher, pousando uma rosa vermelha junto às suas sepulturas.

No comments: