Monday, September 1, 2008

Jardins de Tuileries e Luxemburgo - Relaxando, sonhando, curtindo...





São tantos que se corre o risco de uma injustiça sobre qual deles é o mais bonito. Estivemos nos famosos “Jardins de Luxemburgo” e “Tuileries”.
Jardim de Tuileries é um dos jardins mais antigos e importantes de Paris. Está situados entre o Museu do Louvre, o rio Sena, o arco do Triunfo e a Concórdia. Foi criado no século XVI, no estilo italiano, por ordem de Catarina de Médicis, para decorar o entorno do palácio das Tuileries, onde passava seus tempos livres.Em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais.Desde 1991 é considerado patrimônio mundial pela UNESCO.

É um passeio muito bonito. Há uma valorização muito grande deste tipo de espaço em Paris. Há uma preocupação grande em garantir as áreas livres. Observamos que é um lazer para o francês ir a estes jardins e parques nos fins de semana e ficar ali relaxando, pegando um sol, lendo e se divertindo com a família.
O jardim tem uma circulação muito grande de pessoas que saindo da maravilha que é o Louvre desembocam nos jardins para dar continuidade a sensação de deslumbramento vivida entre as paredes do museu.
Reparamos que várias escolas levam as crianças, algumas bem pequenininhas, para este tipo de passeio. Lembro-me que foi aqui que nós descobrimos a barraquinha do Paul que é uma marca que já tem mais de 100 anos. Comemos uns pãezinhos e ficamos vendo as pessoas fazendo pose junto às inúmeras estátuas espalhadas pelos jardins. O jardim é um caminho. Que bom seria se pudéssemos ter áreas assim, seguras, para poder passear em um fim de semana. Tem uns laguinhos onde se alugam para as crianças uns barquinhos de controle remoto. Em volta, cadeiras para relaxar, descansar e curtir o sol e a paisagem.

No comments: