Monday, September 1, 2008

Fim de tarde nos Jardins de Luxemburgo





A área é policiada permitindo que as pessoas ficarem relaxadas e descontraídas. É um local que deixa saudades e que com certeza quando um dia nós retornarmos a Paris, iremos vê-lo novamente.
Os jardins têm vários formatos, mas a uma preocupação clara de garantir um espaço onde as pessoas possam estar e relaxar. Muitas famílias fazem lanche com a toalha estendida sobre a grama, outros jogam basquete e muita gente correndo e se exercitando. Vimos até umas crianças passeando de pônei.
Há um prazer em estar ao ar livre lendo um livro, pegando um sol, andando e apreciando a paisagem. Parece que em um determinado momento o tempo para e tudo fica mais lento. Preguiçoso. Deliciosamente vagaroso como se não houvesse nada a mais a se fazer. Visitamos o jardim em um sábado e o movimento era de médio para alto. Como a área é muito grande não dá muito para ter idéia da quantidade de pessoas. Cada um na sua. Todos muito distantes e, sobretudo, todos muito silenciosos. Não espere aquela algazarra de crianças correndo, pessoas falando alto, quiosque assando carne, cerveja e música. Nada! Só silêncio como se o tempo tivesse ficado suspenso por alguns instantes. É um misto de calma, prazer e ao mesmo tempo individualismo. As pessoas não são muito de estarem dando demonstrações públicas de afeto.

No comments: