Monday, September 8, 2008

Antuérpia - Igrejas e restaurações.






Seguimos o nosso roteiro e fomos conhecer uma igreja antiga e belíssima que fica na praça central. Um passeio por dentro revelou alguns pontos bem interessantes. O portão da entrada é qualquer coisa de maravilhoso. Uma riqueza de detalhes enorme.

Passeamos por dentro da Igreja e depois tivemos 10 minutos para tirar algumas fotos. Os quadros eram belíssimos assim como o corredor central e o altar. No caso desta igreja, o altar era bem iluminado e sem tanta ostentação como vimos nas igrejas francesas.

As pinturas estavam passando por uma restauração e duas profissionais estavam trabalhando na hora em que nós passamos. Cada uma trabalhando no seu quadro. Grandes quadros. Muito interessante e instigante este trabalho delas. De alguma maneira o pintor que imaginou aquele retrato, aquela cena e aquela expressão novamente reincorpora nas mãos dos restauradores para trazer novamente à vida a beleza que o tempo roubou. Ficamos ali olhando com cuidado e no mais absoluto silêncio. Eram duas restauradoras.
Falando em restauração. A igreja, em si, estava sendo restaurada e neste trabalho eles descobriram que por traz das camadas de tinta e gesso das paredes existia uma pintura original com uma série de símbolos religiosos.
Imaginar que ali, naquela igreja, existe uma época escondida e perdida no tempo com tantas histórias e registros é absolutamente fascinante. Quantas pessoas por ali passaram para fazer suas orações. Quantas graças foram atendidas.
Pinturas descascadas revelando a intimidade de um povo e seus símbolos de devoção. Até onde a fé é capaz de viajar para entender o que se passou no passado ou o que nos aguarda no futuro.

No comments: