Monday, November 22, 2010

Panteão - A primeira impressão...




O Panteão, situado em Roma, Itália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.
O Panteão original foi construído em 27A.C
., durante a República Romana, durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efectivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício. Lê-se aí: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, o que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".(Wikipédia).


Como já dissemos anteriormente, andar em Roma é por vezes ter a sensação de que se anda em círculos o tempo todo. Não houve um dia em que não começassemos por um caminho e terminássemos por outro.


Meio que batendo aqui e ali, acabamos por chegar no Panteão ao final do dia, quase noite. A primeira impressão não foi boa, já que o monumento estava fechado a visitação por causa do horário e ainda por cima estava passando por um processo de restauração.


Mesmo assim, ainda que no escuro, deu para sentir a sua imponência. A porta central era enorme e tinha apenas uma pequena abertura por onde podia-se ter uma idéia das maravilhas que do lado de dentro se encontravam.Muita gente em volta, andando para lá e para cá. Indo e vindo.


O Panteão acabou por servir neste primeiro momento como um ponto de referência entre nossa caminhada do hotel para todas as outras maravilhas que nos aguardavam.


No outro dia, as claras e com muito sol, iráimos descobrir seu teouro. Sua cúpula!

No comments: