Wednesday, August 20, 2008

San Chapelle - Igreja ou Mesquita?






Foi aqui que a arquitetura gótica se mostrou mais esplendorosa. Trata-se de antiga capela real, atualmente no recinto do Palácio de Justiça, na "Ile de la Cité", em Paris. Foi mandada construir pelo grande rei católico São Luís IX, entre os anos de 1241 e 1248, e se destinava a guardar as relíquias trazidas da Terra Santa. Divide-se em duas partes, uma capela inferior para uso do rei, e uma outra mais alta que dava nos aposentos reais. Esta última é uma estupenda obra-prima da arte gótica, com espaços abertos em todos nos lados para entrada de luz por meio de belíssimos vitrais.

San Chapelle é surpreendente. Quando você vê sua construção, pelo lado de fora, espera encontrar um tipo de arquitetura, mas ou menos como nas outras igrejas. Quando entramos, fomos surpreendidos. O impacto foi imediato. Parecia que nós estávamos entrando em uma tenda árabe ou mulçumana, daquelas que estamos acostumados a ver em filmes épicos. É simplesmente maravilhosa!

O teto parece querer nos abraçar com seu estilo gótico. A impressão que temos, olhando de baixo, é que o teto vai se desdobrando em várias camadas. As diferentes tonalidades de cores propiciam um sentimento de pujança e força. Quando passamos para o salão anexo nos deparamos com a imagem dos 12 apóstolos, cinco de cada lado do salão e mais dois no altar onde se celebrava a missa. No início pensamos que se tratassem de 12 cavaleiros já que nas imagens, os apóstolos estão com escudos e lanças. O teto é um deslumbramento só. Em torno do salão, encontram-se cadeiras para que se possa sentar e apreciar os vitrais que cobrem todo o entorno do teto da igreja. Quando entramos, percebemos todas as pessoas olhando para cima com ar de incredulidade. Era pura magia na verdade. Mais uma vez a imponência da construção da igreja sobre o homem, fazendo-nos servos de sua beleza e encantamento.

Não foi a toa que estes tetos foram pintados com tanto esmero. Tinha a intenção de provocar este arrebatamento nas pessoas. Tocar a sua “fé” ou seu desejo de ser conduzido por ela.

A igreja se resume a estes dois salões. Mais não precisaria. São suficientes para despertar em nós o desejo de retornar mais uma vez para este mundo de magia e misticismo. Saímos com uma sensação de alegria, de leveza. Mais do que a vontade de sentar e rezar. Saímos leves, alegres, soltos. Na saída aproveitamos par tirar algumas fotos em frente ao fórum de justiça. Uma construção antiga e imponente.
No período em que estivemos visitando a igreja deu para perceber o forte aparato de segurança e principalmente o preparo dos policiais. Chamou a atenção de todos serem muito jovens. Quando olhamos para nossos policiais dá vontade de sentar e chorar.
Fiz questão de tirar uma foto da Cristina nas escadarias do palácio. Quem sabe amanhã ou depois ela não pode estar aqui como juíza fazendo algum tipo de trabalho ou curso de intercâmbio.

No comments: