Wednesday, August 20, 2008

Conciergerie - Dor e Sofrimento.





A Conciergerie é um dos prédios de mais riqueza da história de Paris. Parte do complexo do Palais de la Cité foi o palácio real do trono francês e acredita-se que seu nome tenha surgido do fato de ser ali a moradia do concierge real.

Este outrora palácio gótico é, entretanto, mais conhecido pela função que ocupou durante os momentos mais violentos da revolução francesa, quando foi transformado em prisão onde centenas aguardavam suas sentenças.
A prisioneira mais famosa foi a Rainha Maria Antonieta, que aqui aguardou sua execução em 1793. Sua antiga cela foi depois convertida em uma capela com as cores do luto real quando a monarquia foi restaurada anos depois.

A visita inclui a Sala dos Guardas, um dos maiores salões góticos ainda existentes no mundo e a visita às instalações das prisões revolucionárias, onde móveis e modelos mostram como era a vida dos acusados pelo tribunal.
Quando se entra na Conciergerie nos deparamos com um imenso salão vazio. O que sobressai neste vazio é a estrutura gótica do teto. Pelos quatro cantos do salão iremos ter acesso as galerias que serviram de prisão para os personagens daquela época.

Em uma sala podemos assistir um vídeo explicando a história da construção da prisão. A música que acompanha o relato fez com que em um determinado momento eu me transportasse àquela época e pudesse ouvir os murmúrios do povo e dos embates que devem ter se travado naquele salão.
As celas são espaços mínimos e fica difícil imaginar alguém vivendo ali. Os mais abastados ainda conseguiam algumas regalias como camas e cobertores. De fora a impressão que se tem é de que vai se entrar em um castelo. As torres se destacam a margem do rio sena.
Um local de inúmeros sofrimentos e arbitrariedades. Quando chegamos a cela de Maria Antonieta, outro choque. Dentro da cela ficava um guarda vigiando-a 24 horas. Dizem que envelheceu na flor da idade em curto espaço de tempo devido a esta espera pela condenação. É um ambiente pesado, muito pouco confortável. Pelo menos foi a impressão que me causou. O sofrimento exala como um grito parado no tempo. Senti-me preso e encarcerado. A vontade era de sair logo e respirar ar puro. E foi o que fizemos. Ficamos um pouco sentados ali no rio sena tirando umas fotos.

No comments: