Monday, August 18, 2008

Notre Dame


A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estailo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

Confesso que quando entrei em Notre Dame me senti transportado para épocas medievais quase que de imediato. Quando você entra, vai contornando o altar seguindo como se estivesse fazendo uma via sacra. A cada imagem santificada uma moedinha para acender uma vela. Passaram-se os tempos das indulgências, mas ficou o hábito da igreja intermediar este encontro entre a fé dos homens e o poder de Deus. Levamos uma medalhinha de lembrança. Novamente o que chama atenção é o estilo gótico da construção que provoca o sentido de arrebatamento e pequenez do homem diante do sagrado e do divino. A luz que emana dos vitrais que circundam o teto da catedral deixam passar pouca luz em função do tempo que está fazendo, nublado e com pequenas pancadas de chuva.

Fico imaginando um dia de sol quando todos os feixes de luz dos diferentes vidrais se encontram. Deve ser maravilhoso. Nos sentamos diante do altar. Cristina queria orar. Aproveitei e no silencio de meu assombro, orei uma prece particular e agradeci por tudo que a vida já havia me proporcionado e me colocando a disposição dos Mestres da grande Fraternidade Branca para auxiliar a humanidade. Cristina chorou nesta catedral. Pura emoção. Não é difícil imaginar o que as pessoas daquela época sentiam ao entrar em um ambiente assim. Uma mistura de respeito, temor, poder e conforto. Fiquei na época medieval escutando os murmúrios do povo no pátio externo.

No comments: