Friday, August 22, 2008

Arco do triunfo - Um mergulho na história






Iniciado em 1806, após a vitória napoleônica em Austerlitz, o Arco do Triunfo representa, em verdade, o enaltecimento das glórias e conquistas francesas, sob a liderança de Napoleão Bonaparte – seja este oficial das forças armadas, esteja ele dotado da eminente insígnia imperial. A obra, no entanto, foi somente finalizada em 1836, dada a interrupção propiciada pela derrocada do Império (1815). Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se, desde então, ponto de partida ou passagem das principais paradas militares, manifestações e, claro, visitas turísticas.
Logo no primeiro dia, na nossa chegada, depois de conhecermos Montmartre, fomos ao Arco do Triunfo. A sensação que tive ao sair do mêtro foi como se uma onda gigante fosse me engolir. Fiquei assim meio que surpreso e Cristina ao meu lado dizia; “o que é isso!”, de tão belo.

É como se o “Arco” estivesse querendo mostrar sua beleza sobre diferentes matizes zombando do tempo como se disse: Não importa o seu humor porque eu fico belo de qualquer jeito. E é verdade mesmo. Poderíamos ficar ali pegando chuva e sentindo aquele frio cortante, paralisados pela sua beleza e envergadura. Se visto de longe perde o impacto, vira um ponto no meio de uma grande avenida. Um detalhe no caminho desta bela avenida que é a Chanps Ellise rasgando o centro de Paris de ponta a ponta. De perto vira um portal imaginário como se de repente fôssemos arrastados à força par dentro da história de Paris de tantas épocas e eras. Passado e presente. Não chegamos a subir as escadas que levam ao topo do Arco, preferimos guardar aquele momento. Voltamos em uma outra oportunidade quando já era noite e fomos ao “Lido”. Lindo, todo iluminado, silencioso como um vigilante a velar pelo sono da cidade. Na saída do Arco quando nos preparávamos para ir embora, nos viramos e quem vimos na nossa frente, piscando os olhos, faceira?

No comments: