Monday, August 25, 2008

Georges Pompidou - Arte moderna ou Doideira Geral?




Construída entre 1971 e 1977 Centre George Pompidou é mais conhecida para o Inglês como o Centro Pompidou. Ele está situado no Beaubourg zona de Paris. O grande centro é o lar de uma enorme biblioteca pública, que tem uma das melhores coleções de literatura no país. Ele também abriga a Galeria Nacional de Arte Moderna. A facilidade é nomeada após o ex-presidente da França Georges Pompidou, e é conhecida como uma das mais espetaculares peças de arquitetura moderna da cidade.
Estávamos praticamente no nosso último dia em Paris quando fomos visitá-lo. Eu fiquei praticamente todos os dias anteriores falando com a Cristina que tínhamos que visitar o Centro Georges Pompidou e quando vi me decepcionei. O modelo arquitetônico provoca diferentes reações dependendo da posição e a distância em que você esteja. De longe, ele parece imponente e bonito principalmente por sua estrutura tubular, mas quando nos aproximamos e ficamos pertinho dele, pelo menos para mim, perde muito da beleza. A sensação que você tem é a de estar entrando em uma refinaria, passando por dentro de suas escadas rolantes e circulando por sua estrutura metálica. Como elas circundam o centro, a sensação é de que você está pendurado do lado de fora. Por dentro ele é bonito, mas não é o tipo de arte que me atrai. Tem coisas muito loucas que só mesmo a própria pessoa para conceber uma explicação. Algumas obras são provocantes! Senti-me um pouco mal neste ambiente.

No comments: