Thursday, May 19, 2011

Vamos assistir uma peça de teatro?











Outro ponto turístico que visitamos foi o Amphithéatre des Trois Galues (Anfiteatro das Três Gália) que fica na colina de Croix-Rousse.Este espaço atende a realização de espectáculos e jogos de circo. Foi um espaço que inscrevia-se no santuário federal dos três Gauleses dedicado ao culto de Roma e de Augusto por as sessenta nações gaulesas reunidas em Lugdunum. Ele tem capacidade para 20 000 pessoas.

Quando nós chegamos, para variar, o centro do anfiteatro estava cercado de tendas e armações de ferro. Não deu para saber se havia sido realizado um show ou se ainda iria acontecer. É um espaço muito intimista e que na minha opinião só deveria ser utilizado para realização de peças de teatro, grandes dramatizações da história, exatamente como deve ter acontecido em um passado distante.

Todas aquelas armaçoes e tendas não combinam com o lugar e com a aura ainda presente de sacralização dos cultos romanos. Augusto também esteve por aqui, presente nas homenagens e construções edificadas em sua homenagem. Lendo a história da vida deste imperador descobrimos que ele foi um grande promotor das artes. Lia compulsivamente. Procurava o belo e as artes. Como deve ter sido para ele representar um guerreiro e comandante das legiões e ao mesmo tempo ser o amante das artes.Nimes, arena e jogos de morte. Lyon, teatro e cultura. Duas dimensões totalmente opostas.
Sentamos nas ruínas e fechamos os olhos esperando, no silêncio poder ouvir o murmúrio dos antigos atores em suas encenações.

Quantos ainda esatriam por ali, teimando em não deixar esta vida. Representando o paradoxo da descontinuidade e da continuidade.

No comments: