Friday, May 20, 2011

Notre Dame e Ponte dês Arts - Votos de amor eterno na catedral e na ponte













Como já disse, esta viagem era de curtição e andanças não programadas. Alguns lugares permanecem eternos e sempre serão visitados como foi o caso da Catedral de Notre Dame. Desta vez não fomos na torre desta forma não pegamos aquela fila interminável que fica na lateral da catedral.

Entramos na catedral novamente, rezamos, fizemos juras de amor eterno e pedimos novamente a benção do sagrado para iluminar este amor e nossas vidas para sempre. Como um ritual de namoro, fomos contornando a catedral, seguindo pelo Sena a procura do melhor ou de novos ângulas desta dama tão cerimoniosa. Conseguimos belas fotos, momentos íntimos de consagração e de refelxão. Porque estar diante de Notre Dame, de sua beleza, é também um momento silenciosamente divino. Um congraçamento que transborda do externo para o interno.

Passamos depois pela Ponte dês Arts. Esta ponte tem vários cadeados. O significado dos mesmos, é que traz a lenda de romantismo que cerca cada um deles. Os apaixonados que por ali passam, escrevem suas inicias em mini cadeados, os trancam na ponte e atiram a chave no Rio Sena. Com isso segundo a lenda, os amantes estarão amarrados para sempre. Cada cadeado contém, portanto, um amor ou um momento único que mereceu ficar trancado e guardado para sempre. Como dizia Vinicius de Morais, que o amor seja eterno enquanto dure.

Para cada amor, um cadeado, uma ponte, uma cidade Seja ela Paris, Florença ou, no meu caso, Rio de Janeiro.

Como não deixei meu cadeado em Paris na Ponte dês Arts, já comprei um que pretendo deixar em algum entre tantos lugares mágicos de minha cidade maravilhosa. Quem souber de uma ponte que me diga.

O passeio pelo Sena é simples mas maravilhoso o tempo todo.Parar nas barracas de livros e objetos de arte e sentir sua informalidade. Um mergulho na bela Paris dos artistas e apaixonados.

E o amor não é isto; Vida, arte, sagrado e divino?







No comments: