Sunday, March 13, 2011

Piazza di Spagna e arredores





Piazza di Spagna, em português traduzido para Praça da Espanha, é um dos mais deslumbrantes locais da cidade de Roma.
Ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental em três seções, seguida na seção central por outras escadas que sobem nas laterais e levam à igreja de Trinità dei Monti. A construção da escadaria se deve ao arquiteto Francesco de Sanctis (de 1723 a 1726) às custas do embaixador da França, Etienne Gueffier.
A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VIII encargasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo. (Wikipédia)
Duas experiências: a noite, as escadarias são tomadas por vendedores indianos em sua maioria. Agora, é só aparecer um policial que todos somem como que por encanto. Achamos o local pouco policiado, ou seja, é um corre e volta de vendedores o tempo todo. N pé da escadria tem uma pequena fonte que não impressiona pela beleza, serve mais para refrescar a cuca e a garganta dos passantes. Talvez seja esta sua função, estar ali para refrescar nosso dia para que possamos seguir em frente sem aborrecimento ou irritação.
De dia tudo se trasnforma. Não sei se por mêdo,a noite, não vimos muitas pessoas circulando pela praça e por suas ruas. De dia, a galera vem que vem,e tome encontrão, pedido de foto, compras e sacolas...A praça é muito ampla crecada de lojas de marca e por ruas que levam a outras avenidas de pouco movimento. Roma tem os seus points e fora deles, tudo é meio morto.
Foi na praça de espanha que reencontramos as carruagens que ainda veríamos em Florença. Passeio meio caro e apressado. Vale muito mais a pena ir andando, descobrindo mesmo que a custa de muito esbarrão. Mais, enfim, estamos em Roma!!!
Existem pequenos restaurantes e foi em um destes que fizemos uma refeição. Bem atendidos, tipo cantina italiana com toalhinha xadres vermelhinha.
Saúde!

No comments: