Wednesday, March 30, 2011

Basílica da São Marcos






Visualmente falando, a Basílica de São Marcos, em Veneza me impactou muito mais do que a Basílica de São Pedro em Roma. Em Veneza, com aquele céu aberto, em uma praça apertada e espremida pelos canais mais largos,a Basílica parece uma pequena lembrança, dessas que nós levamos para casa. pequena, mimosa e , principalmente, acolhedora. A vista de cima é simplesmente deslumbrante e tome de renovar os votos de amor, de paz, de harmonia e agradecer pela oportunidade de estar ali, vivendo a intensidade espiritual do encontro com Veneza, uma cidade misteriosa que todos goastariam de conhecer.

Por dentro ela é bela mas nada que se compare a sua visão externa. Ela estava passando por uma reforma e portanto estava ladeada por andaimes. Nem por isto perdeu seu brilho e encanto.

A Basílica de São Marcos (Basilica di San Marco, em italiano) é a mais famosa das igrejas de Veneza, Itália, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos (Piazza di San Marco), ao lado do Palácio dos Doges, a básílica é a sede da arquidioceses católica romana de Veneza desde 1807.

igreja apresenta uma planta em cruz grega, baseada nos exemplos de Hagia Sophia e da Basílica dos Apóstolos, ambas em Constantinopla. Possui um coro elevado acima de uma cripta. A planta do interior consiste em três naves longitudinais e três transversais. Um baldaquino cobre o altar principal, com colunas decoradas com relevos do século XII. O retábulo é a famosa Pala d´Oro - um trabalho em metal bizantino de 1105. Atrás do altar principal há um segundo altar com colunas de alabastro. Os cercados do coro, acima dos quais há três relevos de Sansovino, apresentam obra de marchetaria de Fra Sebastiano Schiavone. Os dois púlpitos de mármore da nave são decorados com estatuetas dos irmãos Massegne (1394). A basílica foi consagrada em 1094, no mesmo ano em que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar pelo Doge Vitale Falier. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811. O edifício também possui uma torre baixa, que alguns pensam ter integrado o Palácio dos Doges original (Wikipédia).

No comments: