Sunday, March 13, 2011

Florença - Transpirando cultura ao ar livre







Florença (em italian: Firenze e em latim: Florentia) é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 371.060 habitantes. Estende-se por uma área de 102 km², tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km². Faz fronteira com Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci, Sesto Fiorentino.
Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.
Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal e a língua italiana moderna tem várias influências desta obra. Nesse poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra. Também é florentino Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, e responsável pela "descoberta" de Giotto.
Tem origem num antigo povoado etrusco. A cidade foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme, o Velho, chegou ao poder em 1437. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica.
A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore ("Templo Principal") é considerada uma das mais belas da Europa.
Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros.
Nesta cidade nasceram os papas: Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII, Clemente XII.
Chegamos em Florença por volta de 13 h não sem antes passar ela nossa primeira experiência desagradável com o trem qe ia para cidade saindo de Roma. É super comum, encontrar "passageiros" nos trens que somente estão ali a procura de uma oportunidade para furtar os turistas. Nada difícil de localizar o terminal e a estação de embarque. Difícil foi saber o que significava a palavra "tronco" que aparecia insistentemente no letreiro. Todos os trens chegando e o horário do nosso se aproximando e o tal do tronco não saía do lugar. Ao nosso lado tinha uma família de brasileiros, marido, mulher peruaça, filho desbocado e grosso e uma barbie de filha. A garota resolveu ir falar com o responsável pelas informações para saber o que significava a tal palavra. No meu caso, meu tronco já estava doendo de ficar indo para lá e para cá cheio de malas.
O cara na maior calma respondeu para ela que tronco era tipo assim como ela tinha; cabeça, tronco e membro. Dá vontade de matar né? Só não matei porque a Barbie era pedante e mal educada, aliáis todos eram grosseiros com a mãe.
Logo o trem chegou e quando entramos, estávamos na ponta errada do vagão e tinhamos que descer. Uma senhora ficou parada em uma ponta e outra grávida na outra querendo fechar o caminho para roubar.
Fiquei stressado com a cara de pau. Mandei o malão nelas e saí mandando tudo para aquele lugar. Não é que elas entenderam srsrsrrs...Depois do stress viagem tranquila. Chegada tranquila. Fomos andando até o hotel, sol, calor e malas...pesadas...muito pesadas....quando chegamos no hotel, descobrimos que estávamos em um hotel com um elevador de 1800...só dava a mala. Fecha grade, fcha porta, sobre correndo duas escadas e abre a porta para as malas, a p....das malas. Pensam que acabou, não!O Hotel não tinha ar só janelão...Nesta altura amigo, eu queria um banho e me deitar...tomei minha ducha, abri o janelão e desfilei este corpinho de Brad Pitt pelo quarto. Se eles queriam um show, que me perdoe michelangelo, mandei meu corpinho para fora do armário.
Sorte que a Cristina conseguiu um ventilador maneiro depois de dizer que provavelmente quando a camareira fosse abrir o quarto no dia seguinte, iria encontrar dois corpos. Não é que a gerente acreditou!
Depois desta grande aventura resolvemos descobrir a cidade e descobrimos que precisávamos....andar até o centro. O bom é que quando chegamos, tudo ficou para tráz! Nós demos de cara com a catedral Santa Maria del Fiori. Chegamos em Florença naquele instante e mergulhamos na história.

No comments: