Tuesday, March 1, 2011

Coliseu - A experiência de estar circulando pela parte interna da arena











Como nossas fotos não tem uma certa ordem, volta e meia retornamos a temas já tratados. Desta vez, retornamos ao Coliseu mas trazendo uma perspectiva interna da arena. Estar circulando por dentro do Coliseu foi uma mudança da perspectiva, do olhar. De fora somos engolidos pela sua grandiosidade. De dentro, experimentamos as suas angústias e dores de forma distanciada.
Os corredores escuros, as vigas caídas ao longo do caminho, as grades separando as diferentes áreas de acesso do público e , por fim, a arena vista de cima.
Toda grandiosidade de fora transforma-se em uma miniaturização da natureza humana e daquilo que existe de mais selvagem em nós.
Fiquei imaginando-me ali, cercado por uma multidão enlouquecida clamando por "diversão". Visto de cima, a impressão é de que os gladiadores ficam diminutos, como se fosse possível manter um certo distanciamento do sofrimento.
Como suas parte inferior fica exposta, exatamente onde ficavam as celas, a primeira imagem que me veio a mente foi a de que aquilo era uma cova aberta a visitação pública.
Uma decomposição!
decomposição da vida, da esperança, do afeto humano...

No comments: