Monday, March 26, 2018

Menino Jesus de Praga

No último dia cheio da nossa passagem por Praga fomos visitar o Castelo de Praga e a Igreja do menino Jesus de Praga. Assim como a Igreja da Medalha Milagrosa em Paris, resolvemos fazer desta passagem uma oportunidade para agradecermos por tudo que recebemos em nossa vida. principalmente o nosso encontro.

A imagem do menino Jesus de Praga nos reporta a Igreja Vitorioso no bairro de Malá Strana, na rua Karmelitska, 385/9.

É uma igreja simples e pequena. Vale pela devoção e pelo significado com que cada um atribui estar ali. Minha lembrança do menino Jesus de Praga vem da minha infância onde minha mãe colocava sua imagem ao lado da minha cama e de meus irmãos. Passando alfazema nele quando o quarto ficava escuro, a imagem ficava verde e brilhava. A sensação é de que estávamos protegidos pela sua presença ao nosso lado durante o nosso sono.

A tradição do menino Jesus de Praga começou em conventos carmelitas da Espanha e que Santa Tereza D'Ávila foi quem confeccionou as suas roupas de rei. Santa Tereza teria dado a imagem a princesa Polixene. Esta mais tarde casou-se com um nobre tcheco e a levou para o país do noivo. 
Antes de falecer, já idosa, Polixene doou a imagem as carmelitas de Praga. A imagem foi perdida entre tantas guerras e invasões protestantes e achada milagrosamente nos escombros da igreja após vários anos. Daí em diante a devoção começou e nunca mais parou.
(Fonte: Blog "Cruz e Terra Santa").





Lá encontramos, em um dos altares,  uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida junto com uma pequena bandeira do Brasil. Coincidência? não! Fiz uma promessa a Nossa Senhora. Uma visita que estou devendo por uma graça muito importante recebida ao longo de 2017.
Brinquei com a Cris dizendo que já que estávamos ali, nós estávamos acertando nossas contas.
Rapidamente a Cris em disse que ao contrário. O encontro era para me lembrara de que estou em débito com ela. Certamente!




No comments: