Tuesday, March 27, 2018

Castelo de Praga - Igreja de São Vito, Basílica de São Jorge e Golden Lane

Catedral de São Vito
Depois da visita a igreja do Menino Jesus de Praga fomos visitar o Castelo de Praga que entre várias atrações turísticas, tema  catedral de São Vito. 

O Castelo de Praga encontra-se na Colina de Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda do rio Vltava. A Catedral de São Vito e de Venceslau são os pontos dominantes do conjunto arquitetônico. Sua construção levou quase 600 anos. Nela, até 1836 eram coroados os reis do país.

Também na Catedral, reis, príncipes, imperadores e (futuros) santos eram cremados. Seus restos mortais estão até hoje aqui. Também na Catedral estão guardadas as jóias da coroas. A capela da igreja possui 1300 pedras preciosas em suas paredes. Neste dia, a circulação em uma parte da Catedral estava fechada. A circulação de pessoas é intensa.(Fonte: Wikipédia)

Além da sua arquitetura a Catedral possui riquezas artísticas e históricas de alta importância: na fachada da entrada sul encontra-se um boniro mosaico veneziano dourado. A chamada "Porta de Ouro" leva diretamente a Capela de São Wenceslau, patrono da Bohemia (Fonte: Avant Garde Prague).

Estátua de São Jorge


Lá encontramos a estátua e Basílica de São Jorge. Comentamos em outro posto sobre a beleza e simplicidade da construção. Eu, que sou devoto deste Santo Guerreiro senti uma emoção especial em poder contemplar no cair da tarde com esta luminosidade especial.


Basílica de São Jorge

Uma atração tão imperdível quanto a visita a Catedral de São Vito é passear pela Golden Lane. Esta rua abriga uma série de casinhas coloridas. Era ali que moravam os trabalhadores que serviam ao Castelo como artesões, ferreiros e ourives. Como a estatura média na Idade Média era baixa, as casinhas são miniaturas. Parece que estamos entrando em uma casa de boneca ou na Vila do Frodo do Senhor dos Anéis. Todas as casas tem uma réplica de como eram os aposentos na quela época. É possível sentir o ambiente e se você fechar os olhos e soltar a imaginação é capaz de ouvir o murmúrio das ruas e o barulho do entra e sia das casas.

Rua Golden Lane

Por falar em lembrar de filmes, a entrada desta casa me lembra o filme do Harry Potter e sua busca pela sua primeira varinha mágica. A coruja na porta sinaliza a magia do lugar. Uma combinação harmônica entre o azul da parede e o retrato. 


Rua  Golden Lane

Vai caindo a temperatura que já estava baixa e a circulação de pessoas aumenta entre os que estão de saída do Castelo e os visitantes que estão chegando. As visitas ao interior do castelo acabam por volta das 17 horas.
Hora de procurar algo para comer e beber. de preferência, bem quente.
Assim fizemos e estreamos o chocolate com rum e as famosas rosquinhas feitas na brasa.


Depois foi só ficar sentado descansando em um dos bancos que conseguimos pegar e ficar curtindo o movimento das pessoas para lá e para cá. rindo, namorando, lembrando dos lugares já visitados e desejando que os próximos roteiros fossem tão bons quanto Praga. Começou a dar aquela saudade gostosa que aquece nossos corações quando experimentamos algo bom.
Praga deixou uma ótima impressão. Nos conquistou de cara.








No comments: