Wednesday, March 7, 2018

Arquitetura de Praga e Basílica de São Jorge

Uma das sensações deliciosas de Praga é a combinação de espaços amplos e abertos com ambientes mais intimistas. A cidade possui uma riqueza arquitetônica deslumbrante. Um dos meus prazeres na viagem foi justamente este. O de parar, olhar cada prédio como se fosse único e observar as nuances e detalhes que diferenciam uma construção da outra.


Um amigo que estava acompanhando a viagem pelas fotos que postávamos no Facebook chegou a me dizer que era tudo igual. Só quem está lá para saber que cada um difere dos demais em cor, charme, arquitetura e estilo e que a composição geral de uma paisagem deixa esta impressão. Um todo harmônico que se diferencia nas partes.
A foto acima é da entrada do nosso hotel. 


Pela manhã caminhando a beira do rio a luminosidade do horário nos propiciava diferentes matizes em cada prédio. Neste dia caia uma leve chuva. Tempo nublado. Este prédio poderia ser considerado apenas mais um prédio comum e sem vida pelo tom fechado de sua fachada. Ao contrário, as portas e janelas em madeira quebram esta impressão dando-lhe vigor a classe. Na foto abaixo vemos o quanto a luminosidade interfere na beleza das construções. Cor e arquitetura se misturam em pinceladas generosas nos dando a sensação de que estamos em um museu de arquitetura a céu aberto.


As cúpulas redondas em alguns prédios bem evocam o estilo romântico que surge na Europa entre os séculos IX e XI. Este estilo está mais presente na basílica de São Jorge (foto abaixo)de uma beleza ímpar. Beleza que está alicerçada na simplicidade da construção e de seu interior.  A igreja de São Jorge foi fundada em 920 junto com a Catedral de São Vito que veio a ser um dos primeiros monumentos em pedra construídos no castelo de Praga.



Há muito tempo atrás a igreja servia de lugar de sepultura aos membros da dinastia Premyslida, da qual formava parte Santa Ludmila, a avó cristã de Santo Wenceslao. Os restos, da Santa padroeira da Bohemia,  foram transferidos no século XII a uma tumba esculpida por Peter Parler, arquiteto da catedral, localizada na capela que leva o nome de Santa Ludmila.


 Meu querido Santo protetor São Jorge. Guerreiro de tantas lutas e batalhas. Me acompanha por toda vida e me protege com sua lança e coragem. Investido de sua força, superei vários momentos difíceis sempre encontrando conforto sob seu manto.
Salve Jorge!







No comments: