Tuesday, March 27, 2018

Jardins do Castelo de Praga - Parte da manhã chegada

Os jardins do Castelo de Praga foram recuperados no século XX. São vários estilos dentro do mesmo jardim recuperando um pouco a lembrança das épocas passadas.A entrada mais espetacular dos Jardins é a Escadaria do Touro, a qual foi construída por Josip Plecnik no início do século XX. 

No Jardim do Paraíso recuperado no século XVI, pelo Arqueduque Fernando destaca uma grande caldeira em granito de inspiração grega, a qual foi igualmente desenhada Josip Hardig, onde encontra-se um pequeno quiosque de música barroca.Pela parte inferior você poderá ir por maravilhosos jardins barrocos nos terraços, os quais encontram-se atrás do palácio aristocrático da rua Valdstejnská onde antigamente encontravam-se os vinhedos.

A leste encontram-se os Jardins de Furstembergue o qual conta com duas pitorescas rotundas situadas na parte alta dos terraços (Fonte:Avant Garde Prague).

Chegamos aos jardins na parte da manhã depois de termos visitado a Igreja do Menino Jesus de Praga. Uma manhã com sol ameno mas prenúncio de frio. Sol que tanto nos faltou ao longo destes dias, foi aparecendo pouco a pouco deixando a esperança de dias mais quentinhos.

Ao chegarmos tínhamos a opção do funicular que fica na base do Jardim e deva até o Castelo em poucos minutos ou ir caminhando pela encosta circundando o jardim por uma trilha como vimos algumas pessoas fazerem. 

Nem pensar em caminhada pois a distância é grande e com uma inclinação considerável. Compramos o ticket na hora sem nenhum problema na medida em que todas as outras pessoas já estavam com seus bilhetes comprados.Ao chegarmos logo demos de cara com uma imensidão de área verde e várias possibilidades por onde caminhar. 

Cada entrada levava a um tipo de área do castelo. A luminosidade proporcionou verdadeiras obras de arte tendo ao fundo as árvores desfolhadas em função do frio e do inverno. Ainda assim, secas, desafiavam nossa sensibilidade mostrando-se a altura de uma foto poética e cercada de romantismo.

Alguém pode dizer; "não vejo nenhuma diferença para tantos outros jardins". Pois é...Tem que ter boniteza na alma para perceber que nem todas as obras do Grande Arquiteto tem a mesma tonalidade, tom e profundidade. Todas se expressam de variadas formas e  roupagens.Só nos resta fotografar.Todos os detalhes. Com calma.Paralisando a Natureza infinita que nos agasalha por inteiro















Castelo de praga - Palácio Lobkowicz e Igreja de Nossa Senhora de Loreto

Palácio Lobkowicz

O Palácio Loblowicz abriga uma extraordinária coleção de uma das famílias mais ilustres da Bohemia, proprietários do palácio durante 300 anos, até perderem a posse em 1948.

Hoje em dia em posse novamente da família o Palácio Loblowicz  está aberto ao público e a todos os amantes de música de câmara.

Em um abela sala decorada em estilo barroco com uma acústica perfeita, você poderá assistir a um concerto organizado a partir das 13 horas. No programa; Bach, Mozart, Chopin entre outros (Fonte: Avant Garde Prague).




Palais Lobkowicz
Jírska 3
Praga 1 - Castelo de Praga

Acesso: Bonde linha 22, parada Prazsky Hrad
Metrô linha verde A, estação Malostranská ou Hradcanská






Outra atração é o santuário de Nossa Senhora de Loreto. Várias cópias deste santuário foram reproduzidas na Europa.Esta que nós vimos em praga foi construída entre 1626 e 1631 como pedido da Baronesa Bénigne-Catherine de Lobkowicz e teve um grande êxito popular na época barroca.



Como no modelo italiano a Santa Casa de Praga oferece um contraste entre um modesto interior de tijolos e uma decoração exterior muito luxuosa com relevos em estuque representando cenas da vida da virgem (Fonte: Avant Garde Prague).



Ao redor deste local de devoção há um pátio construído na metade do século XVIII pelos arquitetos Christoph e Kilian Ignaz Dientzenhofer: eles são os autores da fachada principal e da Igreja da Natividade suntuosamente decorada. O Santuário de Loreto abriga igualmente um tesouro de arte sacra, produto da doação de várias pessoas à comunidade (Fonte: Avant Garde Prague).







Castelo de Praga - Igreja de São Vito, Basílica de São Jorge e Golden Lane

Catedral de São Vito
Depois da visita a igreja do Menino Jesus de Praga fomos visitar o Castelo de Praga que entre várias atrações turísticas, tema  catedral de São Vito. 

O Castelo de Praga encontra-se na Colina de Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda do rio Vltava. A Catedral de São Vito e de Venceslau são os pontos dominantes do conjunto arquitetônico. Sua construção levou quase 600 anos. Nela, até 1836 eram coroados os reis do país.

Também na Catedral, reis, príncipes, imperadores e (futuros) santos eram cremados. Seus restos mortais estão até hoje aqui. Também na Catedral estão guardadas as jóias da coroas. A capela da igreja possui 1300 pedras preciosas em suas paredes. Neste dia, a circulação em uma parte da Catedral estava fechada. A circulação de pessoas é intensa.(Fonte: Wikipédia)

Além da sua arquitetura a Catedral possui riquezas artísticas e históricas de alta importância: na fachada da entrada sul encontra-se um boniro mosaico veneziano dourado. A chamada "Porta de Ouro" leva diretamente a Capela de São Wenceslau, patrono da Bohemia (Fonte: Avant Garde Prague).

Estátua de São Jorge


Lá encontramos a estátua e Basílica de São Jorge. Comentamos em outro posto sobre a beleza e simplicidade da construção. Eu, que sou devoto deste Santo Guerreiro senti uma emoção especial em poder contemplar no cair da tarde com esta luminosidade especial.


Basílica de São Jorge

Uma atração tão imperdível quanto a visita a Catedral de São Vito é passear pela Golden Lane. Esta rua abriga uma série de casinhas coloridas. Era ali que moravam os trabalhadores que serviam ao Castelo como artesões, ferreiros e ourives. Como a estatura média na Idade Média era baixa, as casinhas são miniaturas. Parece que estamos entrando em uma casa de boneca ou na Vila do Frodo do Senhor dos Anéis. Todas as casas tem uma réplica de como eram os aposentos na quela época. É possível sentir o ambiente e se você fechar os olhos e soltar a imaginação é capaz de ouvir o murmúrio das ruas e o barulho do entra e sia das casas.

Rua Golden Lane

Por falar em lembrar de filmes, a entrada desta casa me lembra o filme do Harry Potter e sua busca pela sua primeira varinha mágica. A coruja na porta sinaliza a magia do lugar. Uma combinação harmônica entre o azul da parede e o retrato. 


Rua  Golden Lane

Vai caindo a temperatura que já estava baixa e a circulação de pessoas aumenta entre os que estão de saída do Castelo e os visitantes que estão chegando. As visitas ao interior do castelo acabam por volta das 17 horas.
Hora de procurar algo para comer e beber. de preferência, bem quente.
Assim fizemos e estreamos o chocolate com rum e as famosas rosquinhas feitas na brasa.


Depois foi só ficar sentado descansando em um dos bancos que conseguimos pegar e ficar curtindo o movimento das pessoas para lá e para cá. rindo, namorando, lembrando dos lugares já visitados e desejando que os próximos roteiros fossem tão bons quanto Praga. Começou a dar aquela saudade gostosa que aquece nossos corações quando experimentamos algo bom.
Praga deixou uma ótima impressão. Nos conquistou de cara.








Tentando achar a igreja do Menino Jesus de Praga

O melhor de uma viagem é quando você caminha por suas ruas. Mais uma vez tivemos a oportunidade de experimentar esta sensação de liberdade e, ao mesmo tempo, serenidade para aproveitar o que cada espaço tem a oferecer.

Sim,em vários momentos nós caminhamos em uma direção quando o correto era para o outro lado. 
Sim, muitas vezes estávamos procurando uma rua e ficamos rodando em círculos horas. Isto aconteceu em Praga a noite quando estávamos voltando para o hotel.

Sim, nem sempre seguir os seus instintos dá certo. Muitas vezes eu falava com a Cris; "nós já passamos por esta rua. Ela, olhava com aquela cara mais tranquila do mundo e dizia. Não, estamos perdidos. É apenas a sua vontade de estar no caminho certo".
Reconheço que a melhor coisa é relaxar e ir caminhando. Seguir os mapas da cidade é fundamental. Encontrar uma maneira de compreender a organização das ruas e seu sentido. Feito isto, é traçar um caminho com a caneta e bora caminhar.
Foi assim que encontramos entre esquinas uma praça bonita com uma estátua bacana.
Aqueles entrocamentos que te pedem para parar e dar um tempo na caminhada. Ficar ali respirando aquele ar frio com o sol tentando te aquecer e o silêncio que só o circuito out turista te proporciona.


Em outras ocasiões descobrimos pequenas igrejas. Esta, da foto abaixo, parecia ser a igreja do Menino Jesus de Praga mas não era. Estava fechada e só tivemos oportunidade de ver seu interior pela penumbra de uma porta de vidro.
Ficamos, então no seu pátio. Recolhidos e pensativos. Aquela sensação de que aquele muro que está na sua frente tem muitas histórias para contar. Você fecha os olhos e tenta ouvir.








Monday, March 26, 2018

Menino Jesus de Praga

No último dia cheio da nossa passagem por Praga fomos visitar o Castelo de Praga e a Igreja do menino Jesus de Praga. Assim como a Igreja da Medalha Milagrosa em Paris, resolvemos fazer desta passagem uma oportunidade para agradecermos por tudo que recebemos em nossa vida. principalmente o nosso encontro.

A imagem do menino Jesus de Praga nos reporta a Igreja Vitorioso no bairro de Malá Strana, na rua Karmelitska, 385/9.

É uma igreja simples e pequena. Vale pela devoção e pelo significado com que cada um atribui estar ali. Minha lembrança do menino Jesus de Praga vem da minha infância onde minha mãe colocava sua imagem ao lado da minha cama e de meus irmãos. Passando alfazema nele quando o quarto ficava escuro, a imagem ficava verde e brilhava. A sensação é de que estávamos protegidos pela sua presença ao nosso lado durante o nosso sono.

A tradição do menino Jesus de Praga começou em conventos carmelitas da Espanha e que Santa Tereza D'Ávila foi quem confeccionou as suas roupas de rei. Santa Tereza teria dado a imagem a princesa Polixene. Esta mais tarde casou-se com um nobre tcheco e a levou para o país do noivo. 
Antes de falecer, já idosa, Polixene doou a imagem as carmelitas de Praga. A imagem foi perdida entre tantas guerras e invasões protestantes e achada milagrosamente nos escombros da igreja após vários anos. Daí em diante a devoção começou e nunca mais parou.
(Fonte: Blog "Cruz e Terra Santa").





Lá encontramos, em um dos altares,  uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida junto com uma pequena bandeira do Brasil. Coincidência? não! Fiz uma promessa a Nossa Senhora. Uma visita que estou devendo por uma graça muito importante recebida ao longo de 2017.
Brinquei com a Cris dizendo que já que estávamos ali, nós estávamos acertando nossas contas.
Rapidamente a Cris em disse que ao contrário. O encontro era para me lembrara de que estou em débito com ela. Certamente!




Muro de John Lennon

Em um final de tarde estávamos na ponte Carlos e resolvemos procurar o Muro de John Lennon, uma das atrações de Praga.

O muro foi criado na década de 80 logo após a morte do cantor e foi um marco durante o regime comunista.

É aquele típico passeio que se encontra entre uma rota e outra. Assim foi conosco. Demorou um pouco para acharmos a rua onde ele ficava.

Quando estávamos circulando a Ponte, um grupo de três jovens passou correndo ao nosso lado comentando que estavam indo visitar o muro.

Perdidos como nós, lá iam os três rapazes perguntando para todo mundo qual era a direção certa. Engraçadíssimos porque eram hiperativos e ao mesmo tempo em que andavam iam clicando tudo com uma micro câmera.

Lá chegando nos deparamos com uma pequena muvuca. A maioria de jovens que tiravam várias fotos e, claro, produziam vários vídeos. Não foi diferente conosco. Vale pela farra, por você estar lá e por ser uma atração da cidade.

A caminhada até o muro faz com que você passeie por várias ruazinhas lindas, o que torna o passeio muito prazeroso. Não deixe de ir. Deixe o seu registro. Pense nos grafites do Rio de Janeiro, de São Paulo e vai ver a arte de rua em estado bruto.



Quando fomos embora já tinha escurecido e as pernas pediam um leve descanso. Ficamos sentados em um barzinho perto do movimento passar. Aquela hora do dia em que você agradece por mais esta oportunidade, por estar em um lugar bonito e com a pessoa que você ama.







Monday, March 19, 2018

Passeio de barco no Moldova

O passeio pelas diferentes pontes de Praga nos levam ao Rio Moldova e a possibilidade de realizar um passeio a pé pelas suas margens ou de barco.

Aproveitamos e fizemos as duas coisas. É uma caminhada romântica que nos fez lembrar nossa viagem a Paris e o passeio pela margem do Rio Sena.

Várias companhias organizam os passeios que podem durar de 2 a 4 horas, almoço ou jantar, com música ou sem música. Acabamos optando pelo pacote com direito ao trecho mais longo, incluindo jantar e música ao vivo.


Pelas fotos dá para perceber o frio que fazia e ele nos acompanhou até a hora de nós embarcarmos. Por sinal, frio e chuva. Nada que desanime um casal romântico e animado.

Depois de fechado o pacote ficamos passeando pelas margens do Rio e apreciando seu curso. Alguns casais corajosos faziam a mesma programação.

A vista é sempre deslumbrante e a sensação de que apesar de você já ter visto aquelas mesmas paisagens várias vezes não tira o encanto de mais uma olhada.

O rio percorre a cidade por 31 quilômetros com profundidade em torno de quatro metros. Ao longo de sua extensão existem 18 pontes e , entre elas, a famosa Ponte Carlos.

Existem várias empresas que fazem este tipo de passeio como a Prague Boats que tem uma infinidade de agentes ao longo dos principais pontos turísticos oferecendo a programação. Outra empresa que costuma fazer este programa é a Prague River Cruises com passeio convencional em torno de 1 hora de duração por 220 CzK.

O Prague Venice oferece passeios com 45 minutos de duração compartidas ao lado da Ponte Carlos e os tíquetes dão direito a entrada no Museu da Ponte Carlos.

outra opção são os que oferecem passeios mais longos com direito a jantar e música ao vivo. Nesta caso, show de jazz com direito a um aperitivo.
Foi neste que nós embarcamos dispostos a aproveitar nossa estadia da forma mais romântica possível.