Wednesday, May 23, 2018

Museu Freud - Finalmente!

Entre idas e vindas, ruas e ruelas, direita e esquerda, enfim, encontramos uma senhora que nos levou até a rua onde fica o Museu Freud. Aqui, na foto é a esquina da Bergasse. O Museu fica no nº 19.

Foi uma emoção muito grande. Principalmente para Cris que é psicóloga e totalmente apaixonada por ele e por sua obra. No museu estão expostos mais de 400 objetos entre livros, fotos e móveis que ajudam a entender e compreender a trajetória da sua vida.

Entrar em cada aposenta e ficar sentado escutando o audioguia relatando o que acontecia é uma experiência única. Se você fechar os olhos vai ter a sensação de voltar aquela época e vivenciar todo o movimento psicanalítico que ele implementou.

As visitas a sua casa do grupo responsável pela fundação da teoria e das bases da nova teoria são vivenciadas nas fotos espalhadas nas paredes de seu consultório.

Assim que chegamos na entrada, tempo fechado e o friozinho da manhã se juntaram as enormes expectativas da visita. Registro feito na entrada e lá fomos nós entrando nos aposentos.

A mente solta dá asas a imaginação e como não imaginar que por aquelas ruas Freud caminhava até a beira do rio para suas reflexões, seus pensamentos, dúvidas e angústias sobre a onda que ele estava colocando em movimento.

Ao longo da escadaria que dá acesso ao segundo andar vamos seguindo a linha do tempo da história deste magnífico pensador.

Nas palavras de mônica Pessler, a falta do divã no museu é muito boa porque simboliza a perda humana, científica e cultural sofrida pela Áustria com a chegada do nazismo.

Li um livro excelente sobre os últimos momentos de Freud em Viena. Chama-se " A morte de Freud. O legado de seus últimos dias de Mark Edmundson. Grande parte do relato ocorre na casa de Freud com o entra e sai das pessoas providenciando e negociando a sua ida para Londres. O que ele iria conseguir levar e o que ficaria para traz. A angústia das últimas horas e a mudança, enfim, para a Inglaterra.

Portanto, subir as suas escadas desta casa é deixar-se embebedar pela história tão marcante deste personagem extraordinário.






Nas palavras

No comments: