Wednesday, May 23, 2018

Museu Freud - Antiguidades, espaços e curiosidades

Entre as várias curiosidades contidas no espaço do Museu Freud, encontramos algumas peças de antiguidades que foram colecionadas ao longo do tempo.

A antiguidade com predileção pelos gregos e romanos com alguma influência dos chineses sempre foi um objeto de interesse de Freud.

Em 40 anos chegou a reunir mais de 2.500 peças arqueológicas dessas civilizações. Na mudança para Londres várias destas peças acompanharam a mudanças. Algumas foram doadas por sua filha Ana Freud para o museu em Viena.

"Freud começou a colecionar suas peças no ano de 1896, em Florença logo após a morte do seu pai. A partir daí não parou mais de adquirir novas peças". Matéria Folha de São Paulo - 8/8/94.

"Uma de suas peças favoritas era o babuíno de Thot (Deus egípcio da lua e da sabedoria). Segundo seus biógrafos, para Freud a arqueologia era uma metáfora da psicanálise. As peças que ele colecionava seriam objetivações das descobertas por ele feitas no terreno da subjetividade."- Matéria Folha de São Paulo - 8/8/94.




Várias são as fotos que encontramos naquele que terá sido o seu consultório em frente a sua mesa de trabalho. Todos os personagens desta longa e incrível viagem de criação do surgimento da psicanálise estão ali. Basta clicar no número correspondente da foto e pronto. Você saberá um pouco mais sobre quem foi e qual contribui

Algumas fotografias como a de cima, tentam reproduzir um pouco como era o ambiente daquele espaço na época de Freud. Você, dependendo do ângulo em que se coloque poderá ter uma impressão aproximada do espaço. Muito interessante pela sensação de proximidade e de reflexão que proporciona.



No comments: