Tuesday, January 30, 2018

Ponte Charles Bridge - Primeira parada!

Depois da caminhada de cerca de quinze minutos do nosso hotel, enfim, chegamos a Ponte Charles Bridge (Ponte Carlos). Este é um dos pontos mais movimentados e visitados de Praga.
Como não fazer aquela selfie aproveitando os poucos momentos de sol nesta época do ano. Na verdade várias fotos. De todos os ângulos. De todos os cantos. A toda hora. É muito linda.
A Ponte é ladeada por imagens de santos. Vários!
A medida que você vai caminhando a sensação é de que cada um deles, seja do lado direito ou esquerdo, se vira discretamente e segue a sua caminhada. Seja de noite ou de dia a proteção está garantida.
Algumas das imagens te acolhem de forma diferenciada. Tem aquelas em que você nem pensa em tirar uma foto e, outras, em que você pára, silencia, fecha os olhos e faz uma oração. Aconteceu assim comigo. Ainda que com todas aquelas pessoas ao seu redor, com os pequenos espetáculos de música e crianças correndo, você sente esta necessidade de se recolher no meio de toda aquela reunião de santos. Eu agradeci pela viagem e por estar ali com a Cris em mais uma jornada. Depois de um inverno de 7 anos em que não viajamos juntos, novamente estávamos ali curtindo uma viagem a dois. Vale muito!
São 27 estátuas alinhadas. Segundo a história, as estátuas foram colocadas no local exato onde estes santos foram executados. 24 decapitações e 3 enforcamentos. 
Por falar neste lado menos romântico da ponte e de suas representações religiosas, diz a lenda que São João de Nepomuceno em certo momento tomou a confissão da rainha Joana, esposa do Rei Venceslau IV. Como o Santo se recusasse a compartilhar com o rei a confissão da rainha foi torturado e jogado da ponte para morrer. Seu fantasma andou pela ponte até o século XVII quando foi congelado e colocado em uma estátua. Diz que se você tocar a estátua, seu segredo ficará guardado para sempre. Que nosso amor fique guardado para sempre. protegido em nossos corações!






No comments: