Wednesday, January 24, 2018

Ainda é Natal em Amsterdã!

O clima de Natal ainda estava presente na cidade. Chegamos no dia 03/01, portanto anterior ao Dia de Reis. Em Amsterdam o espírito natalino começa no dia 5 de dezembro quando ocorre as festa de São Nicolau. Segundo a tradição o natal na cidade é comemorado no dia 25 (primeiro Natal) e no dia 26 de dezembro (Segundo Natal). As lojas e edifícios se vestem de lampadas coloridas e o efeito ainda estava visível quando chegamos. A intensidade da ornamentação, principalmente na praça Dam estava ali, dando um toque todo especial a praça central e ruas adjacentes.
Muitas pessoas circulando e procurando o melhor angulo para as suas fotos e recordações, a esta altura o frio tinha ficado na lembrança já que a beleza e a movimentação nas ruas era intensa.A proposta pelo curto espaço de tempo era esta mesmo, de vadiar pelas ruas sem compromisso.
Nesta viagem estabelecemos o compromisso de fazer tudo com calma e no ritmo lento de quem quer curtir as cidades no seu dia a dia. Andar muito e, na medida do possível, as aglomerações e longas filas das atrações e a busca constante pela próxima atração. selecionamos os principais pontos mantendo sempre o compromisso de ir parando, sentando, observando e, principalmente, sentindo o momento e a sua singularidade.
Segundo vários blogs a expectativa de temperatura para a cidade nos meses de janeira oscila entre 4 e -1 graus Celsius. Vento gelado que corta a alma como tivemos a oportunidade de sentir assim que desembarcamos na cidade. A foto abaixo é do blog "Dicas de Amsterdã". Não tivemos a oportunidade de comprovar tanta neve ou frio. Como se vê, a cidade fica mais linda ainda!

Nós ficamos literalmente uma tarde/noite em função do cancelamento do voo para Praga. Porém para quem pretende ficar nesta época na cidade existem várias atrações tais como:patinação no gelo, o festival de luzes que já comentamos, comer uma típica comida como o Stampott que consiste em batatas amassadas, um vegetal e uma carne.
Enfim, foi uma noite muito agradável que nos proporcionou a oportunidade de conhecer a noite de Amsterdã. Claro que entramos em algumas lojas, observamos os vários pubs da cidade e a muvuca que ficam as estreitas ruas que levam a praça central.
Fechamos a noite com um jantar romântico em uma restaurante italiano super gostoso onde comemos uma saborosa massa com um bom vinho. Um brinde a vida! Claro, com meu amor emopldurando esta felicidade.