Monday, July 16, 2018

Frank O. GEHRY - The Dancing HOUSE



"A arquitetura de Praga é nada mais do que um verdadeiro catálogo de arquitetura. Vlado Milun e Frank  Ghery - este último cridor do museu Guggenheim de Bilbao   acrescentram-lhe uma página com seu Tancini Dum (Edifício Dançante), que nasceu num dos raríssimos lovis das cidades antiga onde forma autorizadas as construções". Fonte: Praga Arquitetura Viva

Aproveitando uma esquqina de um bairro de Arte Nova, o edifício respeita as suas cores e dimensões, mas introduz imediatamente um nota dissonante nas linhas retas da vizinhança, apresentando linhas redondas e uma ondulação perturbadora como uma balilarina e seu par. Fonte: Praga Arquitetura Viva



Como disse anteriormente, andar pelas ruas de Para é se perder em meio a belíssimas construções. Uma mais deslumbrante do que outras. Uma arte que resiste ao tempo e que deixou em suas parede e janelas as marcas do tempo. Vários destes prédios são usados para que as pessoas possam se hospedar.


Olhar uma fachada é olhar o detalhe que cerca um cantinho de uma das janelas e das cúpulas que sem cerimonia se apresentam aos passantes convidando-os a andar de pescoços eriçados a procura do melhor ângulo.
Est foi um dos prédios que me fez tirar várias fotos. Uma manhã fria em que procurávamos algumas atrações e. elas, ali bem na nossa frente.


E assim fui parando em cada cruzamento, em cada esquina, em cada ponto fora do burburinho dos carros e ônibus.

É uma cidade que te abraça mas que ao contrário, de te convidar sainfo por aí correndo e vendo tudo, vai te agazalhar no peito, chamar para perto do coração e de rosto colado ir passeando, passo a passo sem presssa, entrando em um café, para poder degustar cada um destes instantes.

No comments: