Thursday, June 21, 2018

Casa de Mozart

A visita a Mozarthaus (Casa de Mozart) foi uma agradável surpresa.  Já era noite e fazia muito frio. Nada que nos espantasse e fizesse desistir. Valeu muito a visita. Neste caso, achei muito importante o audio-guide para ouvir a história deste maravilhoso músico. Em cada cômodo da casa pode-se sentir a intensidade do que foi vivido. Suas criações, dilemas e angústias. Uma vida intensa!


Como não há indicação de placas no caminho, encontrar o endereço foi uma sucessão de entradas e saídas de pequenas ruas. Foi um verdadeiro exercício de idas e vindas até que uma senhora de um museu perto dali nos indicou o caminho.

Endereço: Domgasse, 5. 
Horário de funcionamento: 10:00 as 19:00 horas.
Preço: 11 euros (combinado com a Casa de música 18 euros).
Estudantes, maiores de 65 anos e portadores do Viena Pass: 9 euros (Combinado com a Casa de Música; 12 euros).
Menores de 19 anos; 4,50 euros.
Locais próximos: Catedral de Viena, Igreja de Viena e Museu do Relógio.



"O melhor lugar do mundo para a minha profissão" disse Mozart ao pai ao citar Viena.


 Desde pequeno, um gênio. Suas habilidades musicais  extremamente prodigiosa revelada precocemente no piano e nos instrumentos de teclado. 

Maravilhou a corte européia sendo contratado na adolescência como músico da corte de Salzburgo. Ao visitar Viena em 1781 com o seu patrão, onde desentendeu-se com ele e pediu demissão. Viena seria seu berço, onde ao longo de sua vida atingiria o sucesso, reconhecimento e intensidade nas relações com a corte. Fonte: Wikipédia.

Compôs mais de 600 obras  sendo considerado nos dias atuais como um dos maiores expoentes da música clássica no Ocidente.

Sua vida deixou várias lendas que seriam contadas ao longo dos anos. Foi casado com Constanze e deixou dois filhos.





No comments: