Monday, October 11, 2010

Trastevere - Aproveite o encantamento





Trastevere é o rione XIII de Roma, situado na margem ocidental do rio Tibre, ao sul do Vaticano. Seu nome vem do latin trans Tiberim, que significa literalmente "além do Tibre". É simbolizado tradicionalmente por seu brasão, que contém um leão sobre um fundo vermelho, cujo significado é desconhecido. Ao norte, o Trastevere faz fronteira com o rione XIV, Borgo (Wikipédia).

Na Idade Média o Trastevere já tinha as atuais ruas estreitas e irregulares; além disso, devido aos mignani (estruturas situadas em frente aos edifícios) não havia espaço suficiente para que carroças e carruagens pudessem passar. No fim do século XV estes mignani foram removidos porém ainda assim o Trastevere continuou a ser um labirinto de ruas estreitas. Havia um grande contraste entre as casas grandes e opulentas das classes altas e as moradias pequenas e dilapidadas dos pobres. As ruas não foram pavimentadas até a época do papa Sexto IV (Wikipédia).
Os tijolos que foram usados inicialmente foram substituídos posteriormente por sampietrini (pequenos paralelepípedos, mais apropriados para o trânsito de veículos. Devido ao seu isolamento parcial, e pelo fato de que sua população sempre foi multicultural desde os tempos antigos, seus habitantes - chamados de trasteverini - desenvolveram uma cultura própria. Em 1744 o papa Bento XIV codificou os limites do rioni dando ao Trastevere seus limites atuais (Wikipédia).

Nunca um ditado foi tão certo como o; "Todos os caminhos levam a Roma". Vale uma adaptação; " Em Trastevere, não importa o lugar, todos os caminhos te conduzirão ao ponto de partida". Não houve um dia em que não nos perdessemos por suas ruas estreitas e românticas. Todas incrivelmente semelhantes com seus bares, barbearias, restaurantes e ...vespas...muitas vespas. na verdade um enxame de vespas para lá e para cá em alta velocidade.

Diria que a qualquer hora do dia você é capaz de encontrar um ponto cego, uma esquina perdida, um beco onde poderá parar, respirar e agradecer a Deus pelo silêncio romantico que exala dos prédios envelhecidos pelo tempo, pelas janelas abertas e pelos raios de sol que penetram nos recantos mais singelos.
O grande barato deste lugar é simplesmente calçar uma sandália e andar por suas ruas de pedras, sem pressa, apenas, andar. Se for de mãos dadas com alguém especial,É PERFEITO!!!
Aqui você esquece que o tempo existe, ou melhor, descobre um tempo que parecia perdido. Tempo para parar, relaxar,caminhar,relaxar, parar...ou em qualquer ordem que você queira.

No comments: