Monday, October 11, 2010

A primeira ponte

A primeira ponte ninguém esquece, principalmente se estiver na Itália, mais precisamente, em Roma. Assim que chegamos, fomos recebidos e conduzidos ao nosso hotel no bairro do Trastevere por Claudio, motorista super simpático que ao longo do caminho foi fornecendo algumas dicas sobre a cidade. A principal foi de que a cidade deve ser vista de cima, do alto, para que se possa olhar e contemplar a beleza de Roma em todas as direções.

O Trastevere é ligado a cidade por uma ponte. Pela ponte Sisto. Claudio estava certo. Ao chegamos ao meio da ponte, em uma pequena elevação, temos a oportunidade de poder ver a beleza de um fim de tarde tanto a direita quanto a esquerda tendo o silêncio do Tibre como testemunha.
A praça Trilussa, do outro lado da ponte, marca o começo de Trastevere. O local é dedicado ao poeta Carlo Alberto Salustri "Trilussa", morto em 1950, que escrevia seus versos em dialeto romano. Uma bonita poesia sua, chamada "Felicità", em tradução livre, assim diz: "há uma abelha que pousa, / sobre o botão de uma rosa, / suga-o e parte, / tudo somado, a felicidade / é uma pequena coisa". Nas escadas da fonte que decora a praça, sob o sol e o frio amenos, jovens leem livros e fumam cigarros, observados pela estátua de Trilussa.

Tibre que embalou o berço de Romulo e Remo, fundadores de Roma.
Esta ponte que liga o estilo boêmio e despojado do Trastevere a grandiosidade da cidade é um belo início de viagem. Um lugar pefeito para renovar os votos de amor eterno na cidade eterna.


No comments: