Monday, February 28, 2011

A praça é do povo - Popolo








La Piazza del Popolo é uma grande praça de Roma, localizada no início da via do Corso. É uma das praças mais famosas, e o seu nome significa "a praça do povo".
Está precisamente à entrada das muralhas de Roma, no norte da cidade antiga, e no centro podemos encontrar um obelisco que os romanos trouxeram do Egipto, o qual está dedicado a Ramses II, e que foi encontrado em Heliópolis. Chama-se Obelisco Flaminio e é um dos mais antigos e mais altos de toda a cidade.
A praça tem duas igrejas gémeas que se chamam Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, que são do século XVII. Foram terminadas pelo grande arquitecto barroco Bernini. Como num jogo de descobrir as diferenças, tens que as observar durante algum tempo para perceber que não são iguais.
Na zona norte da praça está "a porta do povo", que é a porta de entrada para a muralha de Roma, e está a igreja de Santa Maria del Popolo.
Olhando de cima, do alto das escadarias a impressão é de que o espaço assemelha-se a uma grande arena. De desenho circular, é ampla embora pequena para uma grande manifestação. Quando as manifestações contra o governo italiano ocooreram no início deste ano fiquei tentando dimensionar como cabiam tantas pessoas na praça conforme mostrado na matéria.
Ela estava no nosso trajeto. Nada além disso. Não fica cheia de turistas tipo a praça Navona ou a Fontana de Trevi. Sob sol escandante, aquele espaço vazio parece um caldeirão.

No comments: