Monday, February 10, 2020

Castelo e buda - Dimensões e Proporções


O tempo estava nublado e o movimento pequeno. O tempo suficiente para poder chegar com calma e ir caminhando lentamente pelo entorno do Castelo. Castelo de tantas histórias e movimentos. Tantas destruições e reconstruções. 


Na década de 1970 produziu-se vários achados incluindo as famosas Estátuas do Palácio de Buda do gótico tardio Os restos foram apenas conservados, com exceção da chamada "Torre Karakash Pasha" no jardim Újvilag.


A torre da era turca tinha sido demolida apenas no século IXI. Evidências fotográficas tornaram possível a sua reconstrução mas a torre moderna não é mais que uma torre moderna da torre original, pelo que os detalhes não são autênticos." Fonte: Wikipédia.

De qualquer forma, apreciá-la é , de fato, uma experiência única.

Os interiores do Palácio de Buda foram totalmente destruídos na Segunda Guerra Mundial e a reconstrução do pós guerra exceto a Cripta Palatina. 

Existem muito poucos dados sobre as épocas medieval e barroca. O palácio da viragem do século foi meticulosamente registrado com descrições detalhadas, documento fotográfico e plantas. O próprio arquiteto Hauszmann disse acerca dos aposentos reais: " Eu criei uma série de salas com 2000 metros de comprimento, mais longa que quaisquer aposentos Reais na Europa continental com exceção de Versalhes. Fonte: Wikipédia.







Castelo de Buda - Profundidade a cada foto

 O primeiro castelo foi construído em 1265 e o que vemos hoje não é a versão original. O palácio medieval foi destruído no grande cerco de 1686, quando Buda foi capturada  por forças cristãs aliadas
Fonte: Viajonários.

A Torre de Estevão, usada como paiol de pólvora,  pelos otomanos, explodiu. 1.500 soldados turcos morreram e provocou um maremoto no Rio Danúbio, o qual varreu guardas e baterias de artilharia. Fonte: Wikipédia.

Budapeste é uma daquelas cidades que não importa o tempo que esteja fazendo, você vai se apaixonar.
Cada um de seus pontos turísticos convida a um passeio na história. Você, literalmente, está caminhando sobre séculos de história. nem sempre de paz e nem sempre de guerra.

Quando você pára e fecha os olhos, no silêncio da sua mente você será capaz de escutar os ecos e murmúrios de toda esta narrativa.

Castelo de Buda - Um passo e uma foto da bela arquitetura

Impossível você ir direto para as exposições que o espaço oferece. A arquitetura do castelo é belíssima e seus belos ângulos proporcionam fotos encantadoras.

O Castelo de Buda foi classificado pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1987 como Patrimônio da Humanidade, integrado no sítio de Budapeste, com as margens do Danúbio, o Bairro do Castelo e Buda e a Avenida Andrássy. 
O Palácio construído por Hauszmann exigiu apenas três décadas. Depois da revolução de 1918 e da desentronização da Dinastia dos Habsburgo, o Palácio tornou-se a sede do novo regente do reino da Hungria, Míklos Horth.

Durante este período o palácio foi o centro da vida política e social da Hungria. Fonte: Wikipédia







Castelo de Buda

Um dos passeios imperdíveis a se fazer em Budapeste é conhecer , com calma, o castelo de Buda.
Um passeio para se fazer com calma, tempo e suavidade. Aproveite cada ângulo que este belo local te oferecer. mesmo com tempo nublado deu para aproveitar toda a sua realeza.
O Castelo de Buda, no passado também chamado de Palácio Real e Castelo Real é um Castelo Real dos reis húngaros.
Foi construído na encosta sul da colina do castelo, próximo do velho bairro do Castelo, o qual é famoso por suas casas e edifícios públicos medievais, barrocos e oitocentistas.Fonte: Wikipédia.
Seus portões se abrem para um a viagem por belas exposições, impressões e momentos de profunda reflexão. Vá e apaixone-se pela arte e cultura do local.