"Shakespeare and Company é o nome de duas livrarias da zona sul da cidade de Paris, na França. A primeira foi aberta por Sylvia Beach em 19 de novembro de 1919 no número 8 da rua Dupuytren e se mudou em 1922 para o número 12 da rua do Odeão. Durante a década de 1920, se tornou um ponto de encontro para escritores como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford. Fechou em 1940 devido à ocupação nazista da França e nunca reabriu. A segunda livraria com esse nome se localiza no número 37 da rua da Bûcherie, tendo sido aberta em 1951 por George Whitman com o nome de Le Mistral. Em 1964, a livraria foi renomeada Shakespeare and Company em homenagem à livraria original de Sylvia Beach. Hoje, funciona como livraria, sebo (alfarrabista) e biblioteca de leitura, sendo especializada em literatura de língua inglesa. É uma popular atração turística. Foi retratada nos filmes Before Sunset e Midnight in Paris" Fonte: wikipedia.
Pois é Cristina Bastos, meu amor...
Estivemos duas vezes em Paris e não visitamos esta livraria de tantas memórias e escritores que nos proporcionam momentos saborosos e deliciosos com seus livros.
Pensar que ela fica pertinho da Notre Dame. Recentemente inaugurou ao lado a Shakespeare Company Café como parte da modernização que vemHadley Richardson sua proprietária, Sylvia Whitman, vem promovendo. Não vejo a hora de voltarmos e nos deliciarmos em um fim de tarde nestes dois espaços.
" Antes, os empregados da livraria eram jovens estudantes que trocavam tempo de trabalho contra uma cama nos quartos anexos à livraria. Os famosos tumbleweeds de passagem, um apelido emprestado às plantas secas que rolam pelos desertos dos westerns americanos. Hoje os empregados são vendedores experimentados que trabalham tempo completo, ajudados pelos tumbleweeds. Os jovens estudantes podem dormir na livraria uma semana. Em troca, eles ajudam os vendedores, escrevem suas próprias biografias e devem ler pelo menos um livro por dia". Fonte: Conexão Paris.
Hoje pela manhã ao saltar do ônibus que faz o transporte para Fiocruz passei pela banca de jornal , como sempre, e qual não foi minha surpresa ao encontrar o livro "Um livro por dia - Minha temporada Parisiense na Shakespeare Company. Claro que parei e comprei. Já estava na minha lista de desejos literários. Fica a dica de viagem e de prazer literário. Já tinha sentido um gostinho desta livraria ao ler os livros "Casados com Paris e Paris é uma festa que retrata o período inicial da carreira de Ernest Hemingway e sua esposa Hadley Richardson.
Vendo as fotos lembrei da Livraria Prefácio em Botafogo onde costumamos ir. A única diferença é que o café é no interior da livraria na parte dos fundos.
Hora de volta a Paris.
Vendo as fotos lembrei da Livraria Prefácio em Botafogo onde costumamos ir. A única diferença é que o café é no interior da livraria na parte dos fundos.
Hora de volta a Paris.